top of page

PRAÇA DE FIGUEIRA

TRECHO DO MENSAGEIRO DOS LAGOS, EDIÇÃO 179

 

Projetos urbanos melhoram a vida nas cidades

 

Projetos de urbanismo e arquitetura que permitem maior bem-estar aos moradores das cidades

 

Para você, as palavras urbanismo e felicidade estão relacionadas? Acreditando que a resposta certa é SIM, tempo, projetos e recursos foram investidos em espaços para o lazer em Arraial do Cabo. Para falar sobre projetos urbanos que buscam gerar mais convivência entre os moradores dessa cidade conversamos com a arquiteta Renata Manhães, Subsecretária de Obras e Urbanismo, e autora de alguns desses projetos recentes.

 

A escolha do local para essa conversa não foi à toa: a praça de Figueira, projeto de sua autoria e a maior praça em construção no município. A praça se situa no terreno com uma linda vista da laguna, nominada Lagoa de Araruama, já ocupada por algumas instalações que se mantiveram no local, como o DPO e o Entreposto de Pesca. Com o objetivo de revitalizar a área, o projeto fez dela ponto de integração e de referência para a convivência urbana, assim trazendo alegria, felicidade. A praça dispõe de espaços para o esporte, lazer infantil e adulto, entretenimento, eventos e turismo, contando respectivamente com campo de grama sintética, quadra de areia, recreação infantil, praçado luau, área de vivência, quiosque de alimentação, banheiros públicos e sala para turismo receptivo. Cada um desses espaços foi criteriosamente pensado para agregar momentos de lazer e diversão, num ambiente aprazível e familiar à vida tranqüila do lugar.

 

É lamentável que nas cidades grandes se construa um modelo urbano em que as pessoas vivem em condomínios fechados, com segurança física e eletrônica, se transportam em carros particulares e vivem pouco na rua. A sociedade está aceitando de forma acrítica este modelo como o único adequado para se viver. De acordo com Carlos Leite, autor do livro Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes, “Uma cidade inteligente é aquela que está "bombando" de gente nas ruas e onde podemos nos encontrar, não apenas entre iguais, mas entre diferentes". Assim, pessoas nas ruas tornam as cidades mais seguras, alegres, vivas, defende Renata.


O estímulo à convivência urbana também permeou a implantação de outro espaço para o convívio social em Monte Alto, também apontado pela arquiteta como outro exemplo de ações, realizadas nas duas localidades, que facilitam a ocupação do espaço urbano por seus habitantes. “Nesta outra praça, de dimensões menores, conseguimos implantar quadra poliesportiva, área de recreação infantil e área de vivência, num ambiente muito arborizado e com boa iluminação pública, garantindo assim o trânsito e a permanência de pessoas no local com segurança.”

 

Novas idéias para o município estão sendo discutidas para a elaboração de um plano de redes cicláveis. "Arraial do Cabo já tem uma consciência coletiva em torno de assuntos urbanos", disse. É importante, numa cidade com o perfil de ocupação como esta, que se converse sobre a importância de uma cidade mais humana, voltada para pedestres. 

A Criação de espaços para o turismo receptivo tem não só o objetivo de melhor atender o turista, mas também o estimular o resgate da tradição cultural local e posicionar o artesanato local no mercado.

 

 

Renata Manhães Galiaço é Arquiteta e Urbanista pela FAU/UFRJ especialista em Turismo, pelo IE/UFRJ, Mestranda em Urbanismo pela UFF e Subsecretária de Obras e Urbanismo da PMAC.

bottom of page